01/06/2007

Obediência


A submissão de Jesus á sua Mãe e ao seu pai legal foi o cumprimento perfeito do quarto mandamento. É a imagem temporal da sua obediência filial ao Pai celeste. A submissão diária de Jesus a José e a Maria anunciava a antecipava a submissão de Quinta-feira Santa: « Não se faça a minha vontade[…] A obediência de Cristo no dia, dia da vida oculta, inaugurava já a recuperação daquilo que a desobediência de Adão tinha destruído.
Jesus Cristo Nosso Senhor, Nosso Rei, obedeceu ao Pai, e foi levado como manso cordeiro á morte na Cruz.
Como pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, pela obediência de um só, muitos se tornaram justos ( Rom 5,19 ). Pela sua obediência até a morte, Jesus realizou a acção substitutiva do Servo Sofredor, que oferece a sua vida como sacríficio de expiação, ao carregar com o pecado das multidões, justifica carregando Ele próprio com as suas faltas.
Como por sua obediência Jesus Cristo o Senhor se revestiu de todo o poder no céu e na terra, Ele tem direito á obediência de toda criatura.
É por Ele, pela obediência ao seu Evangelho e a palavra de sua Igreja que o homem atinge a Deus na fé que escapa á desobediência original e entra no Mistério da Salvação; Jesus Cristo é a única lei do cristão. Esta lei inclui também a obediência ás autoridades humanas legítimas, pais, senhores, esposos, poderes públicos, reconhecendo em toda a parte a autoridade de Deus.
Mas nunca obedecer senão para servir a Deus, o Cristão é capaz de, se preciso, enfrentar uma ordem injusta e obedecer a Deus antes que aos homens.

Nenhum comentário: