01/06/2007

Os Irmãos na 1ª Carta de Pedro

Na Primeira Carta de Pedro, a palavra adelfoi não está presente, mas está uma outra que pertence ao mesmo campo semântico e vocabular, que é a palavra adelfothta e adelfothti que se traduzem como sendo a irmandade.
Mais uma vez esta palavra é muito importante para que possamos perceber também qual o objectivo do autor da Carta. A Primeira Carta de Pedro, sendo uma carta dirigida àqueles que se sentiam como estrangeiros no meio de todo o povo, os paroikos, é um convite, uma exortação a que cada um procure mesmo neste isolamento viver aquilo a que foi chamado, que é a sua fé em Cristo Ressuscitado. Mas viver uma fé em conjunto com todos aqueles que são chamados a esta vivência, com todos aqueles que são paroikos, tornando-se assim irmãos uns dos outros, dado que partilham a sua vida. Esta irmandade, adelfothta, é assim o lugar no qual os cristãos se tornam verdadeiramente cristãos.
Também nesta Carta a palavra agapetoi está presente, revelando que o amor é o elo de ligação entre esta fraternidade, esta irmandade.

Nenhum comentário: