01/06/2007

Bem vs Mal

O binómio bem – mal está também (e principalmente) presente na 1ª de Pedro de forma indirecta, sem que claramente sejam usados os termos bem e mal, nas suas diversas formas gregas. Porém, o autor cria uma identificação com Cristo afirmando quais as acções que devem realizar e quais as que se devem abster e até combater. Os imperativos são uma constante nesta exortação que define a especificidade dos cristãos.
Vou apenas dar alguns exemplos desta oposição que procura uma definição:
«Por isso, com prontidão de espírito, sede sóbrios e ponde toda a vossa esperança na graça que vos será trazida por ocasião da Revelação de Jesus Cristo [vs] como filhos obedientes não consintais em modelar vossa vida de acordo com as paixões de outrora, do tempo da vossa ignorância»1,13-14.
«Pois sabeis que não foi com coisas perecíveis […] que fostes resgatados da vida fútil que herdastes dos vossos pais, [vs] mas por sangue precioso, como de cordeiro sem defeitos e sem mácula de Cristo […]»1,18-19.
«Fostes regenerados, não de uma semente corruptível [vs], mas incorruptível, mediante a Palavra viva de Deus, a qual permanece para sempre»1,23.
«Amados, exorto-vos, como a estrangeiros e viajantes neste mundo, a que vos abstenhais dos desejos carnais que promovem guerra contra a alma. [vs] Seja bom o vosso comportamento entre os gentios[…]»2,11-12

Nenhum comentário: