30/05/2007

Lá vão os pés onde quer o coração! (Leitura da Carta de Tiago á luz da palavra coração)

Como já podemos ver a palavra kardia aprece cinco vezes na carta de Tiago. E está sobretudo relacionada com as questões da vida quer física quer interior. Na carta de Tiago o Coração é o centro da fé, é lá que se dá a transformação do homem que adere a Cristo e à Igreja.
É no coração que está a verdade do homem. Quando Tiago nos diz: (2,18) “mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.” Aqui Tiago fala-nos do agir de coração, do agir que é expressão da fé. Ao mesmo tempo diz-nos que a verdadeira Fé não é aquela apenas dita em palavras, mas sim a que é vivida no coração e expressa em obras (cf. Tg 1,26).
Ao lermos a carta de Tiago á luz da palavra coração, fazemos a experiencia de sermos transportados para as palavras do profeta Jeremias (Jr 4:4) “Circuncidai-vos para o SENHOR, cortai a maldade dos vossos corações, homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que não se converta em fogo a minha cólera e arda e não haja quem o apague, por causa da perversidade das vossas obras”.

Nenhum comentário: