28/05/2007

Tiago interpela: A Palavra e a vida (1,19-27):


A vida cristã é um dom que vem do Alto, do Pai das luzes (1,17). E a mais importante luz que Ele derrama sobre o cristão é a sua palavra da verdade (1,18). A correspondência entre a sua Luz-Palavra e a nossa vida prática restitui ao cristão a primeira imagem do projecto de Deus criador (Gn 1,26-27), tornando-o primícias das suas criaturas.
Mas esta Palavra vinda do Alto passa pelo irmão da comunidade que, de algum modo, filtra a Palavra. Nele, a Palavra torna-se simplesmente “palavra para ouvir”, sem deixar de ser Palavra de Deus (1,19). É preciso encontrar este lado positivo da Palavra na comunidade, evitando a ira, que corta a nossa ligação com a Palavra do Pai. A positividade da Palavra de Deus passa pela aceitação, escuta da palavra da comunidade.
Mas a simples escuta da Palavra não chega. Ela necessita de ser acolhida no coração e de passar para a vida. Só nesta terceira etapa ela adquire toda a dinâmica positiva que lhe é própria. O que se contenta com o ouvir “engana-se a si próprio” (v.22), porque pensa que realiza toda a dinâmica da Palavra, quando apenas começou. É neste sentido que – em comparação com o Torah do ATa Palavra se torna a lei perfeita, a lei da liberdade (1,25). Isto, enquanto vem de dentro – do coração – e não como conjunto de prescrições impostas a partir de fora. A passagem da Palavra para a vida é muito concreta: visitar os órfãos e as viúvas, segundo a caridade do AT, e não se deixar contaminar pelo mundo, isto é, ter um coração semelhante ao coração de Deus (1,27).

Nenhum comentário: