01/06/2007

Desinstitucionalização do judaísmo e emergência Cristã

O que Paulo realiza em Roma com os judeus é no fundo o movimento que o cristianismo fará quer no meio judaico quer no meio helenístico. O cristianismo entra nas suas estruturas e emerge a partir do seu centro.
O cristianismo em expansão serve-se do modelo sinagogal judaico que longe da grande referencia que é o templo se encontra em movimento de desinstitucionalização o que permite uma maior abertura do judaísmo da diáspora e que leva a que o cristianismo se enquadre plenamente na figura da homilia e pela ordem do discurso, da palavra, desenvolve-se como uma hermenêutica que é feita ao mesmo tempo sobre os factores históricos, isto é, o factor crístico, sobre as instituições e aqui as instituições judaicas e pelos textos que são a totalidade do corpus bíblico.
Assim se compreende o contacto de Paulo com os judeus em Roma e o relacionamento fácil que Paulo conseguiu utilizar para a partir daí fazer desabrochar o protagonismo da palavra que abre o tempo da Igreja também a partir da capital do império Romano.

Nenhum comentário: