04/06/2007

(1)Pedro e Tiago que relação???

Esta citações não são novas, elas apenas nos ajudarão a entrar dentro das duas cartas para compreendermos que relação existe entre elas.

[Tg 5, 7] Sede, pois, pacientes, irmãos, até à vinda do Senhor. Vede como o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando com paciência que venham as chuvas temporãs e as tardias.

Na Palestina, onde chove muito pouco, todo o agricultor anseia pelas chuvas que costumam vir, sobretudo em duas épocas (v.7; Jr 5,24): as chuvas temporãs (Outubro-Novembro: as chamadas yoreh ou moreh), que preparam a terra para as sementeiras, e as tardias (Março-Abril: malqox), que garantem uma boa colheita.

[Tg 5, 8] Tende, também vós, paciência e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.

[Tg 5, 10] Irmãos, tomai como modelos de sacrifício e de paciência os profetas, que falaram em nome do Senhor.

[Tg 5, 11] Vede como nós proclamamos bem-aventurados aqueles que sofreram com paciência; ouvistes falar da paciência de Job e vistes o resultado que o Senhor lhe concedeu; porque o Senhor é cheio de misericórdia e compassivo.


Tg 5, 7-11 No fim da Carta, o autor volta a insistir no tema inicial da paciência (1,2-4.12), que não significa passividade em face das injustiças, mas perseverança na fidelidade ao Senhor, na certeza de que Ele virá como Juiz remunerador. Esta era a crença nas comunidades primitivas. Em parte apoiada nas escatologias evangélicas. (Mt 24, 33)

[1Pe 2, 20] Aliás, que mérito tem suportar que vos batam, se vos portais mal? Mas se, fazendo o bem, sofreis com paciência, isso é uma coisa meritória diante de Deus.

Como podemos perceber a relação que une estas duas cartas prende-se com a questão da provação. Para os Cristãos as provações devem ser um motivo de alegria, porque contribuem para o seu aperfeiçoamento espiritual.
A paciência é vista como esta capacidade de diante os momentos mais dificeis confiar e esperar no dom e na graça de Deus. A paciência como vimos é uma virtude de Deus à qual o homem é chamado por forma a configurar-se mais plenamente com o próprio Senhor.

Nenhum comentário: