04/06/2007

Recolha das várias passagens

Estas são as passagens onde a palavra paciência aparece no Novo Testamento:

Act 26, 3 tanto mais que estás ao corrente de todos os costumes e controvérsias dos judeus. Rogo-te, por isso, que me oiças com paciência.


Rm 2, 4 Ou não estarás tu a desprezar as riquezas da sua bondade, paciência e generosidade, ao ignorares que a bondade de Deus te convida à conversão?


Rm 3, 26 no tempo da divina paciência. Deus mostra assim a sua justiça no tempo presente, porque Ele é justo e justifica quem tem fé em Jesus.


Rm 5, 3 Mais ainda, gloriamo-nos também das tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência,


Rm 5, 4 a paciência a firmeza, e a firmeza a esperança.


Rm 8, 25 Mas, se é o que não vemos que esperamos, então é com paciência que o temos de aguardar.


Rm 9, 22 Ora, se Deus, na intenção de mostrar a sua ira e manifestar o seu poder, suportou com tanta paciência os vasos da ira, prontos para a perdição,


Rm 15, 4 E a verdade é que tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução, a fim de que, pela paciência e pela consolação que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança.


Rm 15, 5 Que o Deus da paciência e da consolação vos conceda toda a união nos mesmos sentimentos, uns com os outros, segundo a vontade de Cristo Jesus,


2 Cor 6, 4 Ao contrário, em tudo nos recomendamos como ministros de Deus, com muita paciência nas tribulações, nas necessidades e nas angústias,


2 Cor 12, 12 Os sinais distintivos do Apóstolo realizaram-se entre vós, por uma paciência a toda a prova, por sinais, milagres e prodígios.


Gl 5, 22 Por seu lado, é este o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade,


Ef 4, 2 com toda a humildade e mansidão, com paciência: suportando-vos uns aos outros no amor,


Cl 1, 11 deixai-vos fortalecer plenamente pelo poder da sua glória, para chegardes a uma constância e paciência total com alegria;


Cl 3, 12 Como eleitos de Deus, santos e amados, revesti-vos, pois, de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência,


2 Tm 3, 10 Tu, porém, seguiste de perto o meu ensinamento, o meu modo de vida e os meus planos, a minha fé e a minha paciência, o meu amor fraterno e a minha firmeza,


Tt 2, 2 Os anciãos sejam sóbrios, dignos, prudentes, firmes na fé, na caridade e na paciência.


Heb 6, 15 E assim, Abraão, tendo esperado com paciência, alcançou a promessa.


Heb 13, 22 Rogo-vos, irmãos, que suporteis com paciência esta palavra de exortação, pois para isso vos escrevi brevemente.


Tg 5, 7 Sede, pois, pacientes, irmãos, até à vinda do Senhor. Vede como o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando com paciência que venham as chuvas temporãs e as tardias.


Tg 5, 8 Tende, também vós, paciência e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.


Tg 5, 10 Irmãos, tomai como modelos de sacrifício e de paciência os profetas, que falaram em nome do Senhor.


Tg 5, 11 Vede como nós proclamamos bem-aventurados aqueles que sofreram com paciência; ouvistes falar da paciência de Job e vistes o resultado que o Senhor lhe concedeu; porque o Senhor é cheio de misericórdia e compassivo.


1 Pe 2, 20 Aliás, que mérito tem suportar que vos batam, se vos portais mal? Mas se, fazendo o bem, sofreis com paciência, isso é uma coisa meritória diante de Deus.


2 Pe 1, 6 ao conhecimento a temperança; à temperança a paciência; à paciência a piedade;


2 Pe 3, 9 Não é que o Senhor tarde em cumprir a sua promessa, como alguns pensam, mas simplesmente usa de paciência para convosco, pois não quer que ninguém pereça, mas que todos se convertam.

2 Pe 3, 15 Considerai que a paciência de Nosso Senhor é para nossa salvação. Nesta ordem de ideias, escreveu-vos também o nosso caríssimo irmão Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi concedida.

Nenhum comentário: