04/06/2007

A pobreza que enriquece e a riqueza que condena…

Escolhi para estudo a palavra rico/os, plousioz, plousioi que se encontra na Carta de Tiago. O problema social que se faz notar na carta leva Tiago a meter o dedo na ferida e a falar directamente dos problemas que surgem. É importante observarmos que não há uma condenação por se ser rico mas sim por não se fazer bom uso da riqueza. Mais recentemente D. António dos Reis Rodrigues no seu livro Sobre o Uso da riqueza diz-nos: “libertos os pobres da pobreza, acentuamos, e também libertos os ricos da riqueza” (p. 78).

Em comparação com a Primeira Carta de Pedro vemos que nesta não temos uma única utilização da palavra rico, ou mesmo riqueza, enquanto que em Tiago abundam as chamadas de atenção aos ricos e sobre a riqueza. Será que a comunidade a quem Tiago escreve caiu mais no pecado do luxo enquanto que os objectivos de Pedro ao escrever são outros? Contudo Pedro (1 Pe 3, 3-4) não deixa de chamar a atenção para os exagerados adornos exteriores que as mulheres usavam, devendo antes adornar-se interiormente.

A reflexão sobre os ricos e a riqueza em Tiago e na Primeira Carta de Pedro têm algo em comum muito importante, que é a referência mútua ao mesmo texto vetero-testamentário que analisaremos numa próxima reflexão.

Nenhum comentário: