05/06/2007

αναστροφη na carta de Tiago

O uso de αναστροφη na carta de Tiago ocorre no contexto do tema da sabedoria. A boa conduta é o resultado visível de quem age guiado pela modéstia e a sensatez. Esta temática podemos relacioná-la com o tema tão caro à carta de Tiago, a fé e as obras. Uma das criticas frequentes a Tiago é ao lugar que ele dá às obras, quando o paradigma dominante no cristianismo foi dado à fé para alcançar a salvação. A questão é que Tiago não está interessado em fazer uma cristologia ou escatologia, mas dar indicações práticas aos seus leitores. A reflexão teológica acerca da cristologia ou da escatologia implícita na Carta de Tiago esse é uma reflexão para a posteriori.
Uma comunidade marcada pela sabedoria prática e pela perfeição, não tem muito espaço para as formulações teóricas acerca da fé, embora este termo seja central em Tiago pois aparece 16 vezes e outras 3 na forma verbal.
A salvação em Tiago é ter uma fé perfeita através de uma vida sábia. A salvação acontece quando a fé é ilustrada com obras. A fé sem mais não tem valor pois foi esse o problema de Israel (Tg 3,20-24).

Nenhum comentário: