03/06/2007

"Pecado" no Novo Testamento

O conceito de pecado é um dos termos mais difíceis e mal entendidos da tradição bíblica. Na semântica da linguagem comum, que penetra inclusive na propaganda comercial, “pecado” designa a infracção de prescrições morais anacrónicas da Igreja, de conteúdo bem definido. O que o Novo Testamento entende por “pecado” é algo diferente, que não pode ser deduzido satisfatoriamente do termo hamartia, o mais usado. Embora sobretudo o plural (hamartiai) possa referir-se a erros morais concretos (sobretudo em passagens parenéticas, como é o caso da carta de Tiago e 1Pe que estamos a analisar), o sentido central é o da pecaminosidade como definição essencial e atitude fundamental do homem, e essa pecaminosidade é interpretada teologicamente como perda da relação com Deus. Contudo para explicar essa dimensão do pecado seria necessário considerar a unidade de sentido entre diversos testos, ainda que neles não se encontre o próprio conceito de hamartia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessantes estudos com base linguística, a maioria dos estudos divulgados na web são realmente muito ruins, e no seu caso, embora se tratem de elaborações suscintas, considero bastante objetivo e útil.

Tenho uma forte impressão, quando leio os evangelhos e principalmente as cartas de Paulo que o pecado é tratado como algo mais abrangente, e por outro lado passa a ser também subjetivo focando muito mais na conduta pessoal que na observação coletiva.