03/06/2007

A Palavra “Coração” nas Cartas de Tiago e 1Pedro

Já vimos que os textos bíblicos apontam o coração como local onde se dá a fusão da dimensão psíquica e espiritual. É no coração dos homens que Deus pode operar a transformação total. Se o homem não deixar que a acção de Deus toque o seu coração a sua conversão será sempre parcial. O homem tem de se deixar que Deus toque o seu coração, porque se Deus não toca aquele que é o centro da vontade e das paixões do homem, estas não atingiram as dimensões do amor de Deus, mas continuaram a ser apenas paixões humanas que perecem tal como perece a flor da erva. (cf Tg 1,10)
O desfio das obras e do amor verdadeiro é o desafio que está contido no coração esta é também a perspectiva que nos é dada pela 1Pedro, nas três vezes que encontramos a palavra coração:

1Pe 1, 22-23: Já que purificastes as vossas almas pela obediência à verdade que leva a um sincero amor fraterno, amai-vos intensamente uns aos outros do fundo do coração, 23como quem nasceu de novo, não de uma semente corruptível, mas de um germe incorruptível, a saber, por meio da palavra de Deus, viva e perene.

Esta passagem da carta da 1Pe apresenta-nos o coração como o local onde a palavra é transformada em verdadeiro amor. Ou melhor, como a palavra pode purificar os corações daqueles que a acolhem, podemos ainda dizer que estas palavras da 1Pe seguem a lógica que na carta de Tiago nos é lançada em 3,14 e 4,8; onde somos chamados a não ter um coração dúbio.

1Pe 3, 3-4: Que o vosso adorno não seja o exterior - arranjo do cabelo, jóias de ouro, roupa vistosa - 4mas, sim, o interior, que está oculto no coração, o adorno duradouro de uma alma mansa e serena; este é o adorno de maior valor aos olhos de Deus.

Como paralelo da carta de Tiago podemos encontrar a passagem de Tg 5,5. Nas duas cartas o desafio é claro, é o de não nos agarramos ao corruptível mas sim ao incorruptível, o coração é assim o local da verdadeira riqueza. Por isso Tiago (Tg 5,5) na sua carta condena aqueles que apenas se preocupam em engrandecer a sua riqueza e cevar os seus corações.

1Pe 3, 14-15: Mas, se tiverdes de padecer por causa da justiça, felizes de vós! Não temais as suas ameaças, nem vos deixeis perturbar; 15mas, no íntimo do vosso coração, confessa Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça;

Esta terceira passagem em que nos aparece a palavra coração na 1Pedro podemos identificar esta esperança a que ele desfia os cristãos a testemunhar com a paciência na vinda do senhor que nos fala a carta de Tiago (cf. 5,8).
Podemos dizer que a palavra coração não tem propriamente um campo semântico, mas sim um conjunto de sentidos, sentimentos, emoções e outras tantas dimensões particularmente humanas que lhe são atribuídas. E as quais podemos presenciar nestas duas cartas.

Nenhum comentário: