05/06/2007

O uso de αναστρέφω / αναστροφη na 1 Pedro

Nesta carta encontramos o uso na forma verbal e na forma substantivada. A primeira imagem usada por Pedro é a metáfora dos salvos como a família que tem Deus por Pai. Aqui podemos englobar a passagem de 1,3.15. Esta imagem foca-se no pai que dá um novo nascimento aos seus filhos. Há aqui dois elementos interessantes de notar. Em primeiro lugar é o pai e não a mãe que dá a vida, e depois não se trata de um nascimento natural mas de uma nova forma de nascer. Depois o autor desenvolve esta metáfora usando as imagens da maternidade física. De qualquer forma há aqui uma intertextualidade com o salmo 34.
A segunda metáfora usada para falar de salvação é a pertença à família de Deus, resgatados com o sangue precioso de Cristo. São as passagens de 1,17.18.23. No versículo 17 é a imagem de pertencer a uma casa (οικος), embora alguns autores não atribuíam um valor salvifico a esta passagem (F. Resenbug). Esta metáfora usa a imagem dos escravos que foram resgatados por um novo Senhor para a sua casa. Esta imagem pode ser associada a Is 52,3
As passagens 2,12; 3,1.2.16 parecem ir mais no sentido usado por Tiago, ao relacionarem-se com as formas concretas de agir. Aqueles que foram resgatados têm um modelo, Cristo, que deve servir de paradigma para as acções dos cristãos no meio dos pagãos (2,12) ou na vida familiar de forma a que pelo testemunho da vida familiar as mulheres possam conquistar os seus maridos para a fé cristã (3,1.2). É pela força da dos sofrimentos que a fé pode ser anunciada e servir para confundir os inimigos (3,16).

5 comentários:

mãos disse...

Cheguei a este blog através do blog do Luciano. Adorei.

Passarei para mais visitas.Força

Luis Gustavo D. Pereira disse...

Caros escritores,

Encontrei o blog de vocês numa pesquisa referente aos Evangelhos. Es´ta muito limpo, organizado, de fácl entendimento, enfim, tudo o que se espera de um autêntico blog muito interessante. Com certeza, estarei sempre por aqui, atualizando-me dos conhecimentos que vocês colocarem. Obrigado pelo trabalho de vocês, pois ajudou-me muito e com certeza continuará ajudando, não s´a mim, mas também a muitos que buscam conhecimentos dessa natureza. Se vocês não se importam, tomarei a liberdade de adicionar em meu blog (www.candeiaviva.blogspot.com) um link para o de vocês. Permitem-me essa honra?

Mais uma vez, muito obrigado!
Estejam em paz!!!

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

anareis disse...

Estou fazendo uma Campanha de Natal para crianças necessitadas da minha comunidade carente,são crianças que não tem nada no Natal,as doações serão destinadas a compra de cestas básicas-roupas-calçados e brinquedos. Se cada um de nós doar-mos um pouquinho DEUS multiplicará em muitas crianças felizes. Se voce quiser ajudar é fácil,basta depositar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Voce verá como doar faz bem a Alma,obrigado. meu email asilvareis10@gmail.com

Anônimo disse...

Usually I don't read article on blogs, however
I wish to say that this write-up very forced me to check out and do it!
Your writing style has been amazed me. Thanks, quite nice article.


Visit my web blog :: lawyers car accident