04/06/2007

A palavra "HUMILDADE"

A palavra que escolhi foi “humildade”. Aparece 4 vezes na Carta de Tiago e também 4 vezes na 1 Pedro, na forma de substantivo, de adjectivo ou de verbo.
Ambas as Cartas citam o Livro dos Provérbios: “Deus opõe-se aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes”- Pr3, 34 , revelando assim, o seu espírito sapiencial.
Também ambas as Cartas exortam os destinatários a humilhar-se na presença do Senhor, para que Ele os exalte – Tg4,10 e 1Pe5,6. Este é um tema muito presente na literatura bíblica tanto do Antigo como do Novo Testamento.
À primeira vista, e até pelo número de vezes que é citada, esta palavra não parece ter muita importância em qualquer das Cartas referidas, mas penso que é importante nas duas: em Tiago está por detrás das exortações que ele faz aos ricos para que evitem a presunção, pois o rico, diz ele, “passará como a flor da erva”, que seca e cai;
Na 1 Pedro parece-me que o seu campo semântico é alargado, já que o autor exorta à submissão a toda a instituição humana, por amor do Senhor (1Pe2,13), das mulheres aos maridos (1Pe3,1) e dos jovens aos presbíteros (1Pe5,5). Esta submissão, penso que pode pertencer ao campo semântico da palavra “humildade”, já que a 1 Pedro fala de uma submissão por amor, que também está ligada à obediência, mas que não pode deixar de se aliar à humildade. Aquele que não é verdadeiramente humilde, parece-me que não poderá vir a ser submisso, neste sentido a que a 1 Pe convida.

Nenhum comentário: