04/06/2007

Esperança em 1Pe 1,13

Em 1Pe 1,13 também aparece a palavra esperança:

“Por isso, de ânimo preparado para servir e vivendo com sobriedade, ponde a vossa esperança na dádiva que vos vai ser concedida com a manifestação de Jesus Cristo.”

É com estas palavras que São Pedro faz a sua primeira exortação. Ele passa à parte parenética fundada na dogmática. A concertação de espírito é a primeira coisa que São Pedro pede aos cristãos, para que estes possam levar uma vida conforme a nova natureza real, invisível, que receberam já do Pai. Neste sentido a exortação à perfeita sobriedade, já que sem prescindir do perigo do vinho, tão frequente na antiguidade pagã, refere-se à vigilância que se opõem à sonolência do espírito, característica dos que vivem na escuridão da ignorância. A concentração e a vigilância são necessárias para viver orientados para a salvação futura. A revelação de Cristo aqui está em paralelo com o versículo 7º, referindo-se assim a uma manifestação escatológica.

Um comentário:

joshua disse...

Toda a minha vida busquei os sinais da Parusia e uma Parusia quotidiana.

Como foi que vos constituístes em blogue? Que projecto maravilhoso é o vosso? Por que me sinto tão bem e feliz por vos haver encontrado?

Saudações

Sempre vosso Amigo

Joshua