03/06/2007

Um paralelo interessante!

Ao lermos este trecho do livro dos Actos dos Apóstolos, identificamos no casal Actos 5,1-11 um proceder desonesto em relação ao preço do terreno vendido. Ou seja, este casal trai o amor de Deus presente na comunidade.
Como leitores da Sagrada Escritura encontramos ao longo dos textos sagrados muitas outras traições cometidas pelo homem. Contudo há uma outra que se sugere como paralela, e ao mesmo tempo iluminadora deste trecho do livro dos Actos. Esse outro trecho é o relatado no livro dos Génesis (Gn 3).
Em Génesis 3 percebemos que a expulsão do homem e da mulher dá-se pelo facto deles terem sido desobedientes e poderem voltar a sê-lo, por isso são afastados da relação com Deus. Com Ananias e Safira é também a desobediência ao Espírito da Verdadeira partilha, que habitava o seio da comunidade, que os leva a serem expulsos da comunidade daquela forma; não fossem também exemplo para outros membros da comunidade. Pois querendo aparecer como desprendidos dos seus próprios bens Ananias e Safira apresentavam-se na verdade como um casal astuto que procurava o beneficio próprio.
Perante a falsidade de Ananias, Pedro aparece-nos - como Deus no livro do Génesis em relação ao casal original - perfeito conhecedor das razões que ali levavam Ananias, assim, tal como o homem original não foi capaz de esconder a sua nudez perante Deus, o mesmo aconteceu com Ananias não sendo capaz de esconder a nudez do seu pecado diante de Pedro.
Podemos estabelecer um paralelo interessante entre estes dois trechos. E tendo em conta que um se refere ao inicio da obra criadora de Deus e ao inicio da relação entre Deus e o homem (Gn), e o outro se refere à obra de recriação – a Igreja - e restabelecimento das relações entre Deus e o homem; podemos ver aqui um interessante ponto comum. Podemos dizer até, que Deus na sua obra de salvação do homem não permitio que Satanás tivesse lugar por isso logo à partida todos aqueles que se deixarem ser manipulados por ele não têm lugar na Igreja.
Vemos então, que tanto num relato como noutro, o que temos, é um problema de desobediência seguido da respectiva resolução. Se a consequência do homem e da mulher do livro do Génesis foi a de serem afastados do paraíso - local onde podiam relacionar-se com Deus de forma privilegiada - o mesmo acontece agora com o casal dos Actos dos Apóstolos, pois através daquela morte fulminante eles são impedidos de se relacionarem com Deus.
Este pode ser um paralelo interessante que pode iluminar a leitura deste trecho do livro dos Actos.

Nenhum comentário: