04/06/2007

Gamaliel uma presença ausente…

Tentando responder aos comentários que me fizeram concordo como é verdade que não encontramos referência nas cartas de Paulo a Gamaliel e se foi tão importante porque não falou mais sobre ele. Contudo também não podemos negar por completo a ausência dos estudos que Paulo teve na escola de Gamaliel, os métodos da exegese rabínica na qual Paulo era mestre, por ter frequentado a escola de Gamaliel, assim como a linguagem utilizada por Paulo, própria de um semita.

Contudo na reflexão pessoal e com alguns colegas em debate chegamos a questionar que interesse teria fazer referência a uma escola quando as comunidades estavam com problemas internos? Que impacto teria este escola por exemplo na comunidade de Tessalônica ou de Filipos? Ou mesmo de Roma?

A escola é importante, mas tem num contexto religioso, cultural e espacial próprios. Que impacto é que poderia ter para as comunidades para que escreve. Os próprios problemas destas comunidades são novos, muitos sem referência farisaica.

Considero assim que a simples referência à escola de Gamaliel é mais um indicativo para nos dar a conhecer a maneira como Paulo é, devido à escola onde se formou. Indirectamente a escola de Gamaliel passa para as comunidades através de Paulo e das suas Cartas, a escola está no próprio sujeito, ou seja Paulo.

Nenhum comentário: